BOMBA: Silvio Santos contrata Barclays para vender Jequiti; Coty desistiu da compra

O Grupo Silvio Santos contratou o banco Barclays para vender a Jequiti, sua divisão de cosméticos.

O banco tem o mandato para vender a companhia integralmente ou apenas uma participação para um sócio estratégico.

O Barclays foi o banco que negociou a venda da Braspag, divisão de soluções de pagamentos e serviços financeiros do grupo Silvio Santos, para a Cielo, no começo deste ano.

“Temos preferência por um sócio porque acreditamos que o negócio tem potencial para crescer muito mais”, diz Guilherme Stoliar, presidente do grupo e sobrinho do empresário Silvio Santos.

Stoliar está no comando da companhia desde a saída do executivo Sebastião Sandoval, depois da descoberta de um rombo bilionário no banco Panamericano, vendido para o BTG Pactual em 2010.

O grupo decidiu contar com a ajuda de um banco para vender a operação depois da desistência da empresa americana Coty Beauty de fazer negócio. Com uma carta de compromisso de compra, a Coty passou cerca de três meses analisando a Jequiti.

A Coty é uma das maiores fabricantes de perfumes e cosméticos dos Estados Unidos e tem licença para fabricar produtos de marcas globais como Calvin Klein e Adidas.

“A Coty desistiu do negócio depois que a crise financeira piorou nos últimos tempos”, afirma Stoliar.

A venda da Jequiti faz parte do esforço de desmobilização do grupo Silvio Santos para pagar dívidas e reorganizar a estrutura depois da venda do Panamericano. Em maio, o grupo vendeu as operações da rede de varejo Baú para o Magazine Luiza. A Braspag foi vendida em junho. Com as duas transações, o grupo embolsou cerca de R$ 150 milhões.

Segundo Stoliar, todo o dinheiro dessas vendas tem sido usado para amortizar a dívida do grupo. E não será diferente com os recursos que entrarem na negociação da Jequiti.

O executivo não revela o total do endividamento. Segundo apurou a reportagem do Brasil Econômico, o valor supera R$ 400 milhões – metade disso era referente a dívidas do Baú. A rede multiplicou a dívida a partir de 2009, com a compra de aproximadamente 100 lojas da Dudony, do Paraná.

A rede paranaense estava em recuperação judicial e tinha um passivo de mais de R$ 100 milhões na ocasião. Essa dívida permaneceu com o grupo Silvio Santos depois da venda para a Luiza.

A Jequiti, que comercializa seus produtos no sistema porta a porta, deve encerrar 2011 com faturamento de R$ 400 milhões, segundo o presidente Lázaro do Carmo Junior. Apesar do crescimento, a empresa tem um longo caminho para encostar nos rivais do setor, como a Avon e Natura.

Em 2010, apenas a Natura registrou receita líquida de R$ 5,1 bilhões.

Investimentos da Jequiti – A empresa investirá R$ 185 milhões em marketing, TI e Inovação e abrirá dois centros de distribuição para atender a demanda do mercado em 2012.

Recente levantamento da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, juntamente com a Booz & Company, indica que o setor de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal pode ultrapassar os US$ 40 bilhões este ano no país. Na esteira de crescimento deste mercado, a Jequiti Cosméticos também projeta um cenário promissor para o fechamento de 2011, com faturamento superior a R$ 400 milhões, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Para 2012, a expectativa da empresa é manter o crescimento na casa dos 20%, além de investimentos de R$ 185 milhões voltados para as áreas de marketing, TI e Inovação.

“O Brasil é o terceiro mercado mundial em cosméticos, atrás dos Estados Unidos e Japão que, em breve, será ultrapassado pelo Brasil. E já é o primeiro em itens de perfumaria e infantil. A melhoria da renda nas classes C e D é um fator importante para esse crescimento, que é sustentado em nossa empresa por meio da qualidade de nossos produtos e serviços e inovação da marca”, afirma Lásaro do Carmo Jr, CEO da Jequiti Cosméticos.

Atuando fortemente com o foco voltado para o crescimento do canal de venda, a Jequiti vem aumentando a procura de pessoas interessadas em serem consultores da marcas, ampliando assim sua abrangência em todo país. “Encerraremos 2011 consolidando nossa expansão, superando a marca de 190 mil consultores. A tendência é que esse número cresça em torno de 25% no próximo ano”, acrescenta Lásaro.

Satisfação- Hoje o índice de satisfação do consumidor Jequiti é muito alto e a empresa não para de investir na logística para manter esta referência. O atual centro de distribuição da Jequiti, localizado em São Paulo, tem capacidade para atender mais de 13 mil pedidos por dia. Os planos da empresa incluem abrir mais dois outros centros de distribuição, agilizando a entrega dos produtos para os consultores.

Com foco no potencial de crescimento, porém sem perder a qualidade dos serviços, a empresa conta com 391 gerentes de vendas e 20 Gerentes Regionais distribuídos em todas as regiões do país, trabalhando com mais de 190 mil consultoras de vendas e comercializando mais de 900 produtos entre cosméticos e não-cosméticos.

Em 2012 a empresa promete outras novidades para continuar fidelizando os consumidores e seduzir novos clientes. “Voltaremos nosso foco também para a perfumaria requintada, trazendo mais marcas internacionais a preços acessíveis”, revela Lásaro.

Os produtos Jequiti estão disponíveis via venda direta por meio de mais de 190 mil consultoras e consultores em todo o país e podem ser encontrados com as consultoras de beleza Jequiti.

Fonte: Brasil Econômico / Revista Fator

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Sobre Henrique Oliveira

Um cara sonhador. Dono e fundador do CLUB TV. O Blog que luta para ter seu espaço no mercado da informação sobre televisão. @Oficialclubtv / @mentedigital

Publicado em dezembro 7, 2011, em SBT. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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