Reportagem Especial

Bom para começar o Variedades vamos com uma reportagem super especial essa ano fazem 60 anos de telenovelas no Brasil então nessa semana vou tentar resumir no máximo essa longa história repleta de cenas e histórias fascinantes, pra começar hoje vamos conhecer o que é uma telenovela, onde começa, é a Reportagem Especial da Semana.

A Telenovela no Brasil refere-se à contribuição do Brasil na história da telenovela desde sua assimilação no século IX até a atualidade. A primeira telenovela brasileira foi Sua Vida Me Pertence, que estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na extinta Rede Tupi.[1]

A telenovela é costumeiramente tratada como uma “obra aberta”, em razão de seu enredo poder ser alterado para ir de encontro com as reações do público que a consome. Veiculada nas redes nacionais de televisão, em sua maioria, de sinal aberto, as telenovelas brasileiras costumam ter seus direitos de exibição vendidos para diversos outros país. Voltadas inicialmente ao entretenimento, algumas novelas também já discutiram polêmicas e questões de responsabilidade social em suas histórias. A telenovela Explode Coração, escrita por Glória Perez e exibida pela Rede Globo em 1995, por exemplo, abordou o desaparecimento de crianças, e Chamas da Vida, escrita por Cristianne Fridman e exibida pela Rede Record entre meados de 2008 e o início de 2009, abordou a questão da pedofilia.

Características

Os capítulos costumam ter uma média de 55 minutos diários de duração e serem apresentados de segunda-feira a sábado. As tramas ficam no ar cerca de sete meses, há exceções como “Irmãos Coragem” (Rede Globo), de Janete Clair, dirigida por Daniel Filho, que ficou mais de um ano no ar (de 8 de junho de 1970 a 12 de junho de 1971).

Os tipos de assuntos foram divididos, de acordo com o público de cada horário, pesquisado ao longo dos anos, pelas televisões no Brasil. De uma maneira geral, seguem o seguinte padrão:

  • 18 horas – enredo simples e tipicamente romântico ,muitas das vezes sendo de época e/ou regional;[2]
  • 19 horas – drama com pitada maior de comédia e aventura
  • 20, 21 ou 22 horas – drama, sexo e violência

Certos elementos são considerados básicos pelos autores, produtores e diretores de televisão:

  • A história segue a idéia de um folhetim eletrônico, com apelos dramáticos.
  • O enredo deve ser muito claro e ter poucos personagens centrais que, na maioria das histórias, têm mocinho ou mocinha, vilã, bandido, filho ou filha perdido que não sabe quem são os seus verdadeiros pais, o velho, o jovem, etc.

Música

As telenovelas costumam apresentar duas trilhas sonoras: uma nacional e outra internacional, com exceção de algumas delas exibidas no horário das 18 horas que continham uma única trilha e também as que abordaram temas rurais, as quais apresentaram duas trilhas nacionais; “Roque Santeiro” foi a primeira a mostrar essa novidade na época (1985).

O Rei do Gado (Rede Globo, 1996) é a trilha sonora mais bem sucedida da história da TV nacional, foram vendidas cerca de 1,6 milhão de cópias.

Produção

A construção de uma telenovela baseia-se em sua audiência, ou seja, quanto maior a audiência, maior a duração a novela, pois nem sempre, grandes audiências representam grandes telenovelas. As novelas começam com quatro ou cinco meses de antecedência, o autor pode ter uma ideia concebida só por ele, ou pode haver casos de dois ou três autores trabalhando na mesma novela. Também pode ocorrer os seguintes casos: adaptação geralmente é exclusivo de telenovela para telenovela, podendo ser, ou não, do mesmo criador; baseado em, usado geralmente em romances, ou uma compilação de um autor, sendo as mais comuns as de Jorge Amado (geralmente porAguinaldo Silva), Éramos Seis de Maria José Dupré são as mais conhecidas. As adaptações pode haver uma interferência dos escritores, pricipalmente em personagens, já que os romances têm geralmente de dez a vinte personagens, e as novelas têm de trinta a sessenta.Inspirado em é usado geralmente quando alguma obra, seja por inteiro, seja por um personagem, façam uma parte fundamental, sendo que o autor pode e deve interferir na trama, podendo ser o não inspirado em algum acontecimento. A colaboração acontece quando um autor intevém e um personagem ou em algum núcleo, quando acontece algo com o autor, outros escritores devem intervir, mantendo a lógica do enredo criado pelo autor principal. A surpevisão de texto ocorre quando um escritor mais experiente supervisiona outros autores mais inexperientes. A direção tem como seus líderes os diretores de núcleo e artíscos, que geralmente são os mesmos. Os diretores de núcleo escolhem o elenco, sendo que os principais são escolhidos à dedo pelo autor.

Amanhã temos mais uma parte dessa reportagem amanhã é sobre a história da telenovela e a primeira novela produzida na extinta TV Tupi.

Fonte: Wikipédia.

Anúncios

Publicado em dezembro 12, 2011, em NRTV A posta! e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Obrigado Por Visitar o NRTV !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: