Variedades- Reportagem Especial (Parte 2-1)

Bom durante um tempo vou postar sobre os 60 anos da telenovela brasileira e hoje vamos continuar vamos conhecer primeiro sobre a história da telenovela e depois vamos conhecer sobre a primeira novela produzida aqui no Brasil.

História da telenovela no Brasil

A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo, “Sua Vida Me Pertence” de Walter Forster. Teve 20 capítulos com cerca de 15 minutos cada que eram exibidos, duas vezes por semana, ao vivo, às 20 horas. A novela estreou em 21 de dezembro de 1951 e durou até 15 de fevereiro de 1952. Alguns dos atores que participaram dessa produção foram: Vida Alves, Lia de Aguiar, Dionísio de Azevedo, Lima Duarte, além do próprio autor, Walter Forster. O primeiro beijo da televisão brasileira aconteceu nessa novela entre os protagonistas.

Já a primeira telenovela a ter exibição diária no Brasil foi “2-5499 Ocupado“, apresentada pela Rede Excelsior paulistana às 19 horas e 30 minutos. Estreou em julho de 1963 e inicialmente era apresentada às segundas, quartas e sextas-feiras. O autor era o argentino Alberto Migre e o texto foi adaptado para a língua portuguesa por Dulce Santucci. A partir de 9 de setembro de 1963, a Rede Excelsior do Rio de Janeiro começou a exibir a obra diariamente. Essa foi a primeira novela a formar o par romântico entre os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes, casados na vida real.

E na primeira rede de televisão brasileira, a TV Tupi (inaugurada em 18 de setembro de 1950 e extinta em 16 de julho de 1980), astelenovelas que fizeram parte da grade da emissora tiveram bons índices de audiência, de acordo com especialistas, como O Profeta (1977) e O Meu Pé de Laranja Lima (1970), ambas de Ivani Ribeiro e Beto Rockfeller (1968) de Bráulio Pedroso, entre outras.

Mulheres de Areia e A Viagem ambas de Ivani Ribeiro possuem recordes de audiência competivos, Idolo de Pano de Teixeira Filho foi a novela mais cara da televisão brasileira.

Escrava Isaura” adaptação de Gilberto Braga, inspirada no romance de Bernardo Guimarães, foi exibida pela Rede Globo entre 11 de outubro de 1976 e 5 de fevereiro de 1977, às 18 horas, em 100 capítulos e consta como a telenovela que teve o maior número de exibições no Brasil, no total foram cinco e é uma das mais vendidas no exterior, segundo dados da emissora. Em 2002, os direitos de exibição haviam sido adquiridos por 80 países. A trama foi dirigida por Herval Rossano e Milton Gonçalves. O elenco contava com Lucélia Santos, Rubens de Falco, Edwin Luisi e Norma Blum, entre outros.

A novela “Roque Santeiro” foi escrita e entraria no ar em 1975, no entanto sua exibição foi censurada pela Delegacia de Ordem Política Social. O texto de Dias Gomes era uma adaptação da peça, também de sua autoria, “O Berço do Herói”, proibida pela Censura Federal em1963. Tinham sido gravados 36 capítulos e os protagonistas da trama eram os atores Betty Faria, Lima Duarte (que participou da segunda versão em 1985) e Francisco Cuoco. No lugar, foi exibida a novela “Pecado Capital” (Rede Globo, 1975) de Janete Clair.

Vale Tudo (Rede Globo, 1988) de Gilberto Braga, Leonor Bassères e Aguinaldo Silva, abordou temas como corrupção, ética e honestidade. “Quem matou Odete Roitman?” ficou no ar apenas alguns dias, mas causou, na época, tanta curiosidade nos telespectadores que foram gravados cinco finais diferentes e só na data de exibição do último capítulo foi revelado o verdadeiro assassino. Em 2001, essa mesma emissora fez uma versão para o público latino-americano e foi rebatizada como Vale Todo.

O “Vale a Pena Ver de Novo“, da Rede Globo teve a missão de representar novelas no horário vespertino. Muitas novelas que foram consideradas “fenômenos de audiência” representaram um fracasso nesse horário como “Roque Santeiro” e “Terra Nostra“.

A novela de maior audiência neste horário foi “A Viagem“, de Ivani Ribeiro empatada com “A Gata Comeu” da mesma autora, em 2º e 3º lugares vêm “Tieta” e “A Indomada“, ambas de Aguinaldo Silva.

Anúncios

Publicado em dezembro 13, 2011, em NRTV A posta! e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Obrigado Por Visitar o NRTV !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: